quinta-feira, 25 de setembro de 2008

ABROLHOS ( ESPINHOS E URTIGAS)

SEIS PALAVRAS HEBRAICAS DESIGNA UMA SÓ PALAVRA EM GREGO PARA ESTAS PLANTAS. AQUI VEMOS MAIS UM PROBLEMA DA LINGUISTICA, QUNADO UMA PALAVRA EM UMA LINGUA PODE TER VÁRIOS SENTIDOS EM OUTRA, RAZÃO PORQUE É TÃO DIFÍCIL TRADUZIR FIELMENTE UMA PALAVRA NO MESMO SENTIDO DO ORIGINAL, MAIOR DIFICULDADE AINDA PORQUE ESTAMOS TRATANDO DE TESXTOS ESCRITOS HA 2, 3 E ATE 4 MIL ANOS ATRÁS.
brakan - TRAZUDIZA POR ESPINHOS DE PEDREGAIS
Então disse Gideão: Pois quando o SENHOR der na minha mão a Zeba e a Salmuna, trilharei a vossa carne com os espinhos do deserto, e com os abrolhos. ( JUIZES 8.7)

shamir - TRADUZIDA POR ESPINHOS QUE CRESCEM EM VINHAS

Porque a impiedade lavra como um fogo, ela devora as sarças e os espinheiros; e ela se ateará no emaranhado da floresta; e subirão em espessas nuvens de fumaça ( ISAIAS 9.18)
akantha - TRADUZIDA POR ÁRVORE ESPINHOSA
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada ( HEBREUS 6.8)
sirdap - TRADUIZIDA POR URTIGA
sarab - TRADUZIDA POR SARÇAS
E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde. ( EZEQUIEL 2.6)
silon - TRADUZIDA POR ESPINHO QUE CAUSA DOR
E a casa de Israel nunca mais terá espinho que a fira, nem espinho que cause dor, entre os que se acham ao redor deles e que os desprezam; e saberão que eu sou o Senhor DEUS.(EZEQUIEL 28.24)
heldek - TRADUZIDA POR TOMATEIRO, SEBE DE ESPINHOS E MAÇAS DE VARIEDADE ESPINHOSA "solanum melongena", CRESCE NA ÍNDIA E ARÁBIA.
O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos; veio o dia dos teus vigias, veio o dia da tua punição; agora será a sua confusão.( MIQUEIAS 7.4)


Nome cientifico: Tribulus terrestris L.Nome vulgar: Abrolhos; Abrolhos-terrestres; AbromaLocal: Nadadouro
Esta planta anual tem poucos centímetros de altura mas o seu porte prostrado pode conferir-lhe um diâmetro de cerca de 1,5m.
É possível encontrá-la á beira dos caminhos, em terrenos cultivados ou incultos.
Tem folhas opostas paripinuladas e flores amarelas solitárias, de 5 sépalas e 10 estames, que surgem nas axilas das folhas, entre Maio e Outubro.
O seu fruto espinhoso é característico e responsável pelos seus nomes vulgares. Tem 10 espinhos capazes de furar um pneu de bicicleta ou espetar-se nos sapatos e a sua forma dá-lhe o nome em francês de cruz-de-malta.
Como mecanismo de defesa contra a falta de água, as flores fecham as pétalas.
As suas folhas e raízes são usadas com fins medicinais como afrodisíaco, analgésico, antiinflamatório, diurético, etc. ( INFORMAÇÃO EXTRAÍDA DO SITE: asminhasplantas.blogspot.com )

23 comentários:

  1. otima obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  2. me ajudou muito, meus sinceros agradecimentos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada,minha duvida era em gns,mas ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada,minha duvida era em gns,mas ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  5. Tireiuma grande duvida,muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. É o que eu precisava tirei minha dúvida ótimo graças à Deus

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelo esclarecimento, tirou minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo esclarecimento, tirou minhas dúvidas.

    ResponderExcluir