quinta-feira, 25 de setembro de 2008

MOSTARDA / MURTA

MOSTARDA

NOME CIENTÍFICO É “sinapis nigra” E NAS ESCRITURAS É CITADA QUE EM SEUS GALHOS AS AVES FAZEM NINHOS. OS ISRAELITAS COSTUMAVAM CULTIVA-LAS EM HORTAS, CRESCE CERCA DE 3 METROS E SUAS SEMENTES SÃO EMPREGADAS NO PREPARO DE CONDIMENTO.

EM MATEUS 13.32, JESUS COMPARA O REINO DE DEUS A UM GRÃO DE MOSTARDA, JESUS CITA-A COMO A MENOR DA SEMENTE E QUE DEPOIS SE TORNA UMA GRANDE ÁRVORE.

OS QUE NÃO CONHECE AS REGRAS DE INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA, A CULTURA JUDAICA E A BOTÂNICA BÍBLICA, ACHA QUE JESUS DEU UM DADO CIENTÍFICO ERRADO EM DIZER QUE O GRÃO DE MOSTARDA É A MENOR DAS SEMENTES.

PRIMEIRO SE SABE QUE DE FATO O GRÃO DE MOSTARDA NÃO É A MENOR DAS SEMENTES. ENTÃO, POR QUÊ JESUS DISSE QUE ERA ???

- ESTE TEXTO DEVE SER TRADUZIDO LEVANDO EM CONTA QUE JESUS USA UMA LINGUAGEM COM PROVÉRBIOS CONHECIDOS DA ÉPOCA. ERA COMUM QUANDO UM JUDE QUERIA COMPARAR ALGO PEQUENO, ELE DIZIA QUE PARECIA QUE SE ASSEMELHAVA A UM GRÃO DE MOSTARDA. ERA UM PROVÉRBIOS MUITO USUAL NOS DIAS DE JESUS.


SEGUNDO, NAS REGRAS DE HERMENÉUTICA, QUE É A CIÊNCIA DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, EM ESPECIAL TEXTOS BÍBLICOS. EXISTE UM RECURSO LINGUISTICO MUITO USADO POR JESUS QUE SE CHAMA HIPÉRBOLE.

HIPÉRBOLE É FALAR ALGO COM EXAGERO PARA DESPERTAR A ATENÇÃO DO OUVINTE. JESUS USOU ESTE RECUTSO COMO NINGUÉM. AS PARÁBOLAS DE JESUS CONTEM ALGUNS EXEMPLOS CLASSICOS DE HIPERBOLE, A MAIS FAMOSA É:
“é mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus.”

ORA, UM CAMELO JAMAIS CONSEGUIRÁ PASSAR PELO FUNDO DE UMA AGULHA, É MAIS DO QUE DIFÍCIL, É IMPOSSÍVEL. JESUS QUIS CHOCAR SEUS OUVINTES. TEXTOS COM HIPÉRBOLE NÃO PODE SER INTERPRETADO AO PÉ DA LETRA.

SEMELHANTEMENTE, JESUS USOU O RECURSO DA HIPÉRBOLE NO CASO DO GRÃO DE MOSTARDA. JESUS NÃO QUIS DÁ UM DADO CIENTÍFICO SOBRE A MOSTARDA. ELE APENAS FEZ UMA ANALOGIA DAS COISAS ESPIRITUAIS TIRANDO EXEMPLO DE COISAS MATERIAIS, MAS USANDO O RECURSO DA HIPÉRBOLE.

A MOSTARDA ERA UMA HORTALIÇA MUITO CONHECIDA DOS JUDEUS, E DAS HORTALIÇAS CONHECIDAS DOS JUDEUS ERA UMA DAS MAIORES PLANTAS.

AO SE INTERPRETAR A BÍBLIA É PRECISO LEVAR EM CONTA QUE A CLASSIFICAÇÃO BOTÂNICA DAQUELA ÉPOCA ERA DIFERENTE DA CLASSIFICAÇÃO MODERNA.







MURTA

EM HEBRAICO É “hadas” E CRESCE NAS MONTANHAS DE JERUSALÉM, SEU NOME CIENTÍFICO É “mirtus communis” E É CITADA NAS ESCRITURAS EM ISAIAS 41.19; 55.13; ZACARIAS 1.8,10 E 11. ERA COMUM NAS FESTAS DOS TABERNÁCULOS OS ISRAELITAS TRAZEREM RAMOS DESTA ÁRVORE PARA A FESTA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário