quinta-feira, 25 de setembro de 2008

HISSOPO

NOME CIENTÍFICO “hissopus officinalis”
PALAVRA HEBRAICA “ezob” E DO GREGO “hyssopos”. PLANTA COMUM NO EGITO E NA PALESTINA, DE ESTATURA PEQUENA, ERA MUITO AROMÁTICA, SENDO EMPREGADA EM DIVERSOS RITUAIS DA LEI CERIMONIAL DE MOISÉS.

FOI EM UMA PLANTA DESTA EMBEBIDA EM VINAGRE QUE OS LÁBIOS DE JESUS FOI MOLHADO NA CRUZ. AQUI SURGE UMA APARENTE CONTRADIÇÃO, PORQUE MATEUS 27.48 E MARCOS 15.36 DIZEM QUE A ESPONJA COM VINAGRE FOI COLOCADA NA PONTA DE UMA CANA, ENQUANTO JOÃO 19.29 DIZ QUE A ESPONJA FOI COLOCADA EM UM HISSOPO E LEVADA AOS LÁBIOS DE JESUS.

AFINAL, A ESPONJA CHEGOU AOS LÁBIOS DE JESUS POR MEIO DA CANA OU DO HISSOPO ?????
O HISSOPO NÃO PODE TER SIDO A VARA UTILIZADA PARA ALCANCAR OS LÁBIOS DE JESUS, PORQUE O HISSÔPO SIMPLESMENTE NÃO POSSUI UMA VRA OU CANA, POIS O HISSÔPO POSSUI APENAS ENTRE 30 A 40 CENTIMETROS, POSSUINDO FOLHAS LANCEOLADAS.

OS ESTUDOS SUGEREM DUAS EXPLICAÇÕES:

1 – NÃO ERA CANA, NEM HISSÔPO, MAS PROVAVELMENTE A ALGAPARRA ( caparis spinosa) E QUE OS BIÓGRAFOS DE JESUS ( MATEUS, MARCOS E JOÃO) EMPREGARAM OS TERMOS ALEATORIAMENTE POR SEMELHANÇA.

2 – CANA E HISSOPO JUNTOS. ESTA EXPLICAÇÃO NOS PARECE MAIS RAZOÁVEL. A CANA FOI USADA PARA ALCANÇAR A ALTURA EM QUE JESUS ESTAVA NA CRUZ, NA PONTA DA VARA OS GALHOS E FOLHAS DE HISSOPO, QUE SÃO MACIOS E PRÓPRIOS PARA RETER LÍQUIDOS, SERVIU PARA PRENDER A ESPONJA QUE MOLHOU OS LÁBIOS DE JESUS.

MATEUS E MARCOS CITOU A CANA E JOÃO CITOU O HISSOPO QUE PRENDIA A ESPONJA NA VARA DE CANA.

7 comentários:

  1. Pequena correção, a lei é de Deus, não de Moisés. Pequena, mas faz toda diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é Lei de Moisés!!!! Porque é diferentes dos mandamentos que é do Pai...pq Lei de Moisés? porque havia regras para manter a ordem no povo, como a circuncisão tinha que ser no sábado (joão.7:23)..e tbm as mulheres apanhadas em flagrante em adultério tinham que ser apedrejadas (joão.8;4-5)

      Excluir
  2. Muito bom saber ....Nunca imaginei que fosse uma planta!!!
    Crescei na graça e no conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. GRANDE CORREÇÃO no meio literário e teológico se diz lei mosaica ou lei de moisés. qualquer pessoa evangélica sabe disso.

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe, todos os que querem aprender mais a Palavra de Deus. Valeu Dil, Lei mosaica, para quem sabe e quer aprender.

    ResponderExcluir
  5. O esclarecimeno foi muito útil pois preciso
    para ministrar aula da EBD.Deus abençõe a todos os estudiosos da Palavra Dele!

    ResponderExcluir