quinta-feira, 25 de setembro de 2008

AMÊNDOA / CASTANHA






FRUTO DA AMENDOEIRA OU CASTANHEIRA CHAMADA EM HEBRAICO "shaked", SEU NOME CIENTÍFICO É "amygdalus communis" ALCANÇA CERCA DE 6 METROS DE ALTURA E É ENCONTRADA NO LÍBANO E NO HEBROM, MESOPOTÂMIA.


"Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia" GÊNESIS 30.37






JACÓ MANDOU AMENDOAS DE PRESENTE PARA AS AUTORIDADES DO EGITO


Então disse-lhes Israel, seu pai: Pois que assim é, fazei isso; tomai do mais precioso desta terra em vossos vasos, e levai ao homem um presente: um pouco do bálsamo e um pouco de mel, especiarias e mirra, terebinto e amêndoas (GENESIS 43.11)





AS AMENDOEIRAS DOCES DÃO FLORES ROSAS E AS AMENDOEIRAS AZEDAS DÃO FLORES BRANCAS, POR ISSO AMENDOEIRAS DE FLORES BRANCAS SÃO SIMBOLOS DE VELHICE.


Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; (ECLESIASTES 12.5)



AMENDOEIRA - SIMBOLO DA VELHICE

AS AMENDOEIRAS ESTÃO ASSOCIADAS A BENÇÃO POR ISSO AS FLORES DE AMÊNDOAS ESTAVAM ADORNADAS NO CANDEEIRO DE OURO DO TABERNÁCULO


Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, uma maçã e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro. Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores; (EXODO 25.33)


A AMENDOEIRA AINDA APARECE COMO SÍMBOLO DO CUIDADO DE DEUS POR SUA PALAVRA


Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. (JEREMIAS 1.11-12)

A AMENDOEIRA AINDA É SIMBOLO DE RESSURREIÇÃO E VIDA NOVA, POR ISSO ELA BROTOU FLORES NA VARA DE ARÃO.


Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas. ( NUMEROS 17.8)


Um comentário:

  1. estava precissando dessas imformaçoes,e agradeço pela colaboraçao

    ResponderExcluir