JARDIM
TERRENO UTILIZADO PARA PLANTAR FLORES, HORTALOÇAS E ÁRVORES FRUTÍFERAS. A BÍBLIA CITAA ALGUNS JARDINS QUE FICARAM FAMOSOS.
A – JARDIM DO ÉDEN
O MAIS FAMOSO JARDIM DO MUNDO FOI PREPARDO POR DEUS PARA NELE COLOCAR O HOMEM. ALI HAVIA TODA SORTE DE ÁRVORES FRUTÍFERA E O HOMEM DEVERIA CULTIVA-LO. COM O PECADO, ADÃO E EVA FORAM EXPULSOS DO ÉDEN. CREMOS QUE O JARDIM DO ÉDEN NÃO FOI DESTRUIDO PELO MATO OU PELO CLIMA, MAS QUE FOI TRANSPORTADO PARA OUTRA DIMENSÃO, NÃO PODENDO MAIS O HOMEM ENTRAR NELE.
GÊNESIS 2.8 ATÉ 3.24
ESTE ÉDEN É UM JARDIM BOTÂNICO, CONTINHA PLANTAS, ÁRVORES E VEGETAIS.
B – JARDIM DO ÉDEN MINERAL
LOCAL NÃO TERRESTRE QUE SE ACOMODAVA O QUERUBIM LÚCIFE, SEGUNDO AS ESCRITURAS SAGRADAS ERA UM JARDIM DE MINÉRIO, COM TODA SORTE DE PEDRAS PRECIOSAS.
C – JARDIM DO GETSÊMANI
JARDIM NAS CERCANIAS DE JERUSALÉM, ONDE HAVIA UMA PLANTAÇÃO DE OLIVEIRAS QUE EXISTEM ATÉ HOJE.
D – JARDIM DO REI
ESTAVA LOCALIZADO EM JERUSALÉM ( I I REIS 25.4)
E – JARDIM DE SUSA ( ESTER 1.5)
UM JARDIM PODIA CONTER OS SEGUINTES EQUIPAMENTOS E SERVIA PARA AS SEGUINTES FINALIDADES :
A – PISCINA - PROPRIO PARA BANHOS NOS DIAS SEGUINTES
B – ABRIGO – PARA FICAR UM VIGIA DE SENTINELA
C – MURO OU CERCA - ALGUNS JARDINS ERAM PROTEGIDOS E ISOLADO POR MURO DE PEDRA OU CERCA DE MADEIRA. ( CANTARES 4.12: ISAIAS 5.2,5)
D – BANQUETE – QUEM TINHA UM JARDIM, EVENTUALMENTE SERVIA BANQUETES NA ÁREA LIVRE DO JARDIM, ONDE OS CONVIDADOS TINHAM ESPAÇO A VONTADE.
E – DEVOCIONÁRIO – O JARDIM ERA LOCAL USADO COMUMENTE PARA A PRÁTICA DE ORAÇÃO PELOS SERVOS DE DEUS, OU DE PRÁTICA DE IDOLATRIA PELO ÍMPIO ( MATEUS 26.36, ISAIAS 1.29; 65.3; 66.17; II REIS 16.4)
F – CEMITÉRIO – USAVA-SE O JARDIM PARA FAZER O SEPULTAMENTO DO CADÁVER DE UM ENTE QUERIDO ( JOÃO 19.4)
G – DESCANSO – LOCAL RESERVADO PARA O DESCANSO E A TRANQUILIDADE EM MEIO A SOMBRA E O CANTO DOS PÁSSAROS.
--------------------------------------
Zizzo Bettega me enviou um e-mail com as seguintes informações sobre o JARDIM DE GINOSAR:
Mítico Jardim de Ginosar
Sobre o mítico Jardim de Ginosar: Um vale de quase 7 km2 onde não era possível descobrir um único palmo de terra por cultivar, um autêntico vergel, coalhado de nogueiras, palmeiras, oliveiras, figueiras e centenas de médios e pequenos hortos, abundantemente irrigados por três rios que desciam da cordilheira noroeste (os chamados “montes da Galiléia”), situada a coisa de 6 km da costa. Várzea esta, que foi cantada por Josefo, o orgulho de todo o Mar de Tiberíades (Lago Yam ou Kennereth).
Em sua obra, Yosef Ben Matatiahu mais conhecido por Flavius Josefus, general e historiador judeu romanizado faz a seguinte descrição do Vale de Ginosar:
“Ao longo do mar, estende-se uma terra chamada Ginosar, maravilhosa por sua disposição e beleza. E a terra desta zona é fértil e, portanto, não carece de vegetação, pois seus habitantes semearam nela toda classe de plantas. Porque o clima é agradável e bom para as diferentes plantas. Aqui há inúmeras nogueiras, que são as que mais buscam o frio dentre todas as árvores, e junto a elas se elevam palmeiras, que absorvem o calor do Sol, e em torno destas crescem figueiras e oliveiras, para as quais é bom um clima intermediário, pois posso dizer que a natureza combinou suas forças para reunir aqui todas as diferentes espécies, que competem umas com as outras...”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário