TRADUÇÃO DO HEBRAICO: "tamar", "timorah", e "tomer" E DO GREGO "phoinix".
NOME CIENTÍFICO: "phoenix dactylifera" QUE É A TAMAREIRA, TÃO COMUM NO ORIENTE MÉDIO, OUTRO TIPO DE PALMEIRA COMUM EM ISRAEL ERA A "palmira" CHAMADA CIENTIFICAMENTE DE "borassus flabelliformis".
O FRUTO DA TAMAREIRA DÃO EM CACHOS, SÃO SEMENTE DURAS QUE ERAM TRITURADAS E SERVIA DE ALIMENTOS PARA CAMELOS, ESTA ÁRVORE CHEGA A MEDIR DE 20 A 27 METROS, SEU TRONCO E ERETO A ESPESSURA É UNIFORME, CHEGA A VIVER 200 ANOS DA FOLHA SE FAZIA TELHADO DAS CASAS, FECHAVA PAREDES, CONSTRUIA CERCAS, TECIA ESTEIRAS E CESTOS.
DA TAMAREIRA AINDA SE EXTRAI UM LÍQUIDO QUE FERMENTADO SE PRODUZ UMA BEBIDA ALCOOLICA CHAMADA "arrack". ESTE LÍQUIDO QUANDO EVAPORADO DEIXAVA UM TIPO DE ACUÇAR.
AS PALMEIRAS PODIAM SER ENCONTRADAS EM VÁRIAS PARTES DA TERRA SANTA ENTRE ELAS:
MONTE DE EFRAIM
Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. ( JUIZES 4.5)
Então todos os homens de Israel se levantaram do seu lugar, e ordenaram a peleja em Baal-Tamar; e a emboscada de Israel saiu do seu lugar, da caverna de Gibeá. ( JUIZES 20.33)
JERUSALEM
Assim publicaram, e fizeram passar pregão por todas as suas cidades, e em Jerusalém, dizendo: Saí ao monte, e trazei ramos de oliveiras, e ramos de zambujeiros, e ramos de murtas, e ramos de palmeiras, e ramos de árvores espessas, para fazer cabanas, como está escrito ( NEEMIAS 8.15)
Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor.(JOÃO 12.13)
SUL DE JUDÁ
COSTA DO MAR DA GALILÉIA
VALE DO JORDÃO
Depois tornaram e vieram a En-Mispate (que é Cades), e feriram toda a terra dos amalequitas, e também aos amorreus, que habitavam em Hazazom-Tamar ( GÊNESIS 14.7)
JERICÓ
E o sul, e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar. ( GÊNESIS 34.3)
ELIM
Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas.( ÊXODO 15.27)
Nenhum comentário:
Postar um comentário