quinta-feira, 25 de setembro de 2008

AGRICULTURA

FERRAMENTAS
VINHA


CELEIRO


LOCAL RESERVADO PARA GUARDAR CEREAIS

SALMOS 144.13
JOEL 1.17
MATEUS 3.12



ESTERCO

O ESTERCO É CITADO NA BÍBLIA COMO COMBUSTIVEL PARA COZER PÃO ( EZEQUIEL 4.12 A 16, AINDA HOJE SE USA ESTERCO NO ORIENTE MEDIO COMO COMBUSTIVEL EM LOCAIS ONDE É RARO A MADEIRA. AS SUJEIRAS DAS CIDADES E DAS ESTRADAS, INCLUINDO OS ESTERCOS ERAM DEPOSITADOS EM SÍTIOS PARA SEREM QUEIMADOS ( NEEMIAS 2.13)

O ESTERCO TAMBÉM ERA USADO NOS DIAS BÍBLICOS NO MESMO MODO QUE NOS DIAS MODERNOS COM ADUBO PARA AS PLANTAS. EM VOLTA DAS RAIZES APLICAVA-SE ADUBOS DE ESTERCO PARA QUE AS ÁRVORES FRUTÍFERAS OBTIVESSE SAIS MINERAIS PARA MELHOR PRODUÇÃO DE FRUTOS.


AS FEZES DE OVINOS, CAPRINOS, BOVINOS, E CAMELOS ERAM USADOS TAMBÉM NO CULTO PESSOAL, QUANDO UM JUDEU ESTAVA AMARGURADO DE CORAÇÃO ELE SENTAVA NO ESTERCO E FAZIA AQUELA ORAÇÃO DE HUMILHAÇÃO DIANTE DE DEUS (1 Sm 2.8 - Sl 113.7 - Lm 4.5).



o esterco de animais de criação é um excelente adubo orgânico.


AGRICULTURA

A palavra agricultura é usada genericamente para designar a produção de alimentos utilizando o solo para plantação e criação.
A palavra hebraica traduzida como “lavoura” é “adama” com em II Crônicas 26.10 e em grego a palavra usada na Bíblia para designar a mesma palavra é “georgion” como em I Corintios 3.9

Quem trabalha com agricultura é lavrado e as Escrituras Sagradas cita a palavra lavrador em:
Gênesis 9.20
Jeremias 31.24
Jeremias 51.23
Mateus 21.33-41
João 15.1
Tiago 5.7

Deus determinou várias leis agrárias para o povo de Israel, haja vista que o povo de Israel era um povo pastoril, vemos que a origem do povo de Deus era de homens que cuidavam de rebanhos como Abraão. Davi era pastor de ovelhas.

Os primeiros humanos também se dedicavam a criação de ovelhas e a plantação com lemos em Gênesis sobre Caim e Abel. Aliás, a vocação humana é para o trato com a terra, Deus ao criar o homem plantou um jardim no Éden e deu como missão do homem cuidar e lavrar a terra.
Caim foi o primeiro agricultor
Gênesis 4.2

No calendário judaico o ano agrícola começava com o outono, logo após o verão, quando as primeiras chuvas amaciavam o solo seco pelo calor do verão.

As festas judaicas eram de cunho agrícola como as festas dos Pães Asmos, Pentecostes e festa dos Tabernáculos
Êxodo 23.14-14
Deuteronômio 16.16

O princípio moderno da Agronomia que reza ser necessário a rotatividade da safras estão ensinados em êxodo 23.10, onde Deus determinou que a casa sete anos, um ano a terra deveria descansar, não devendo ser feito nenhuma plantação naquele ano para que o solo pudesse se recuperar

Enquanto o Egito dependia da irrigação do rio Nilo e dos ciclos de enchente e vazante, o Estado de Israel era dependente das chuvas

Os maiores inimigos da agricultura israelense nos tempos bíblicos eram:

Pilhagem – Devido as constantes conflitos com as nações vizinhas, quando os soldados inimigos chegavam nas lavouras a saqueavam.


pilhagem dos caticais do templo de Deus em Israel pelos babilonios

Gafanhotos: Este tipo de inseto era um das principais pragas que arrasavam a agricultura, os gafanhotos costumavam atacar em nuvens com milhões de indivíduos que devoravam tudo

Clima – tanto a seca quanto os ventos quentes, chamados “siroco” causavam a morte prematura das plantações, diminuindo a safra.

Solo – o solo rochoso de Israel e mais as áreas desérticas impossibilitavam a produção de alimentos em todo o território

Doenças – Apesar de não ser um inimigo comum na agricultura israelita, ainda assim era um mal que podia prejudicar a colheita.

Em Israel havia quatro tipos de produção na agricultura dos tempos bíblicos, sendo elas:
Vinha – os israelitas tinham como grande relevância a plantação de vinha e das uvas extraiam o suco, a uva passa, e o vinho que serviam de alimentos.

Olivas – a plantação de oliveiras era muito comum em Israel, sendo o clima e solo da região propício para este tipo de lavoura.

Grãos – Vários tipos de grão como o milho, cevada e trigo eram cultivados pelos povos da Palestina

Gado – a criação de gado, principalmente os ovinos e caprinos eram os mais comuns nas terras rochosas de Israel.

Um comentário: