quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CEVADA










CEVADA





CEREAL QUE EM HEBRAICO CHAMAVA-SE “seorah” E OS GREGOS CHAMAVAM-NA DE “krithai”. EXISTEM VÁRIAS ESPÉCIES DE CEVADA, ALGUMAS CHAMADAS CIENTIFICAMENTE DE “lordeum athaburense” DO MONTE TABOR E O “hordeum distichum”. SEGUNDO O ESCRITOR DE ANTIGUIDADE, TRISTÃO, HAVIA SEIS ESPÉCIES DE CEVADA NA PALESTINA:ERA CULTIVADA DA PALESTINA ( RUTE 1.22)ERA CULTIVADA NO EGITO ( EXODO 9.31)DOS GRÃOS DA CEVADA SE FAZIA UMA FARINHA QUE ERA UTILIZADA NO FABRICO DE PÃES E BOLOS ( JUIZES 7.13 E JOSUÉ 6.9)















O PORTAL SAN FRANCISCO INFORMA O SEGUINTE SOBRE A CEVADA:










A cevada (Hordeum vulgare) é uma gramínea cerealífera e representa a quinta maior colheita e uma das principais fontes de alimento para pessoas e animais. Pertence à família das gramíneas e a área cultivada no mundo chega a 530000 km². O seu período de germinação é de 1 a 3 dias. Suas flores são dispostas em espigas, na extremidade do colmo, e os frutos, amarelados e ovóides, fornecem uma farinha alimentícia que é utilizado na fabricação da cerveja, e os grãos torrados e moídos são usados na fabricação de Café natural sem cafeína.
Principais produtores de cevada:
Rússia 72,000 km²





Canadá 45,000 km²





Ucrânia 37,000 km²





Turquia 36,000 km²





Espanha 33,000 km²





Austrália 30,000 km²





Marrocos 23,000 km²





Estados Unidos da América 21,000 km²









Iraque 12,000 km²





Irã 10,000 km²




















A BIBLIA FAZ 45 CITAÇÕES SOBRE A CEVADA:






Êxodo 9:31
E o linho e a cevada foram feridos, porque a cevada já estava na espiga, e o linho na haste.
Levítico 27:16
Se também alguém santificar ao SENHOR uma parte do campo da sua possessão, então a tua avaliação será segundo a sua semente: um ômer de semente de cevada será avaliado por cinqüenta siclos de prata.
Números 5:15
Então aquele homem trará a sua mulher perante o sacerdote, e juntamente trará a sua oferta por ela; uma décima de efa de farinha de cevada, sobre a qual não deitará azeite, nem sobre ela porá incenso, porquanto é oferta de alimentos por ciúmes, oferta memorativa, que traz a iniqüidade em memória.
Deuteronômio 8:8
Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel.
Juízes 7:13
Chegando, pois, Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída.
Rute 1:22
Assim Noemi voltou, e com ela Rute a moabita, sua nora, que veio dos campos de Moabe; e chegaram a Belém no princípio da colheita das cevadas.
Rute 2:17
¶ E esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; e debulhou o que apanhou, e foi quase um efa de cevada.


Rute 2:23
Assim, ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra.
Rute 3:2
Ora, pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela? Eis que esta noite padejará a cevada na eira.
Rute 3:15
Disse mais: Dá-me a capa que tens sobre ti, e segura-a. E ela a segurou; e ele mediu seis medidas de cevada, e lhas pôs em cima; então foi para a cidade.
Rute 3:17
Disse mais: Estas seis medidas de cevada me deu, porque me disse: Não vás vazia à tua sogra.
2 Samuel 14:30
Então disse aos seus servos: Vedes ali o pedaço de campo de Joabe pegado ao meu, e tem cevada nele; ide, e ponde-lhe fogo. E os servos de Absalão puseram fogo ao pedaço de campo.
2 Samuel 17:28
Tomaram camas e bacias, e vasilhas de barro, e trigo, e cevada, e farinha, e grão torrado, e favas, e lentilhas, também torradas,
2 Samuel 21:9
E os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o SENHOR; e caíram estes sete juntamente; e foram mortos nos dias da sega, nos dias primeiros, no princípio da sega das cevadas.
1 Reis 4:23
Dez bois cevados, e vinte bois de pasto, e cem carneiros; afora os veados e as cabras montesas, e os corços, e aves cevadas.
1 Reis 4:28
E traziam a cevada e a palha para os cavalos e para os ginetes, para o lugar onde estava, cada um segundo o seu cargo.
2 Reis 4:42
E um homem veio de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada, e espigas verdes na sua palha, e disse: Dá ao povo, para que coma.
2 Reis 7:1
¶ Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria.
2 Reis 7:16
Então saiu o povo, e saqueou o arraial dos sírios; e havia uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, conforme a palavra do SENHOR.
Oséias 3:2
E comprei-a para mim por quinze peças de prata, e um ômer, e meio ômer de cevada;










Rute 2:18
E tomou-a, e veio à cidade; e viu sua sogra o que tinha apanhado; também tirou, e deu-lhe o que sobejara depois de fartar-se.
1 Samuel 28:24
E tinha a mulher em casa um bezerro cevado, e se apressou, e o matou, e tomou farinha, e a amassou, e a cozeu em bolos ázimos.
1 Reis 1:9
E matou Adonias ovelhas, e vacas, e animais cevados, junto à pedra de Zoelete, que está perto da fonte de Rogel; e convidou a todos os seus irmãos, os filhos do rei, e a todos os homens de Judá, servos do rei.
1 Reis 1:19
E matou vacas, e animais cevados, e ovelhas em abundância, e convidou a todos os filhos do rei, e a Abiatar, o sacerdote, e a Joabe, capitão do exército, mas a teu servo Salomão não convidou.
1 Crônicas 11:13
Este esteve com Davi em Pas-Damim, quando os filisteus ali se ajuntaram à peleja, onde havia um pedaço de campo cheio de cevada; e o povo fugiu de diante dos filisteus.
2 Crônicas 2:10
E eis que a teus servos, os cortadores, que cortarem a madeira, darei vinte mil coros de trigo malhado, vinte mil coros de cevada, vinte mil batos de vinho e vinte mil batos de azeite.
2 Crônicas 2:15
Agora, pois, meu senhor, mande para os seus servos o trigo, a cevada, o azeite e o vinho, de que falou;
2 Crônicas 27:5
Ele também guerreou contra o rei dos filhos de Amom, e prevaleceu sobre eles, de modo que os filhos de Amom naquele ano lhe deram cem talentos de prata, e dez mil coros de trigo, e dez mil de cevada; isto lhe trouxeram os filhos de Amom também no segundo e no terceiro ano.
Jó 31:40
Por trigo me produza cardos, e por cevada joio. Acabaram-se as palavras de Jó.
Provérbios 27:22
¶ Ainda que repreendas o tolo como quem bate o trigo com a mão de gral entre grãos pilados, não se apartará dele a sua estultícia.
Isaías 28:25
Não é antes assim: quando já tem nivelado a sua superfície, então espalha nela ervilhaca, e semeia cominho; ou lança nela do melhor trigo, ou cevada escolhida, ou centeio, cada qual no seu lugar?
Jeremias 41:8
Mas houve entre eles dez homens que disseram a Ismael: Não nos mates, porque temos, no campo, tesouros, trigo, cevada, azeite e mel. E ele por isso os deixou, e não os matou entre seus irmãos.
Ezequiel 4:9
¶ E tu, toma trigo, e cevada, e favas, e lentilhas, e milho e aveia, e coloca-os numa vasilha, e faze deles pão; conforme o número dos dias que tu te deitares sobre o teu lado, trezentos e noventa dias, comerás disso.
Ezequiel 4:12
E o que comeres será como bolos de cevada, e cozê-los-ás sobre o esterco que sai do homem, diante dos olhos deles.
Ezequiel 13:19
E vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para guardardes em vida as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta a mentira?
Ezequiel 45:13
¶ Esta será a oferta que haveis de oferecer: a sexta parte de um efa de cada ômer de trigo; também dareis a sexta parte de um efa de cada ômer de cevada.
Joel 1:11
Envergonhai-vos, lavradores, gemei, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu.
João 6:9
Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?
João 6:13
Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.
Apocalipse 6:6
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.




















CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA DA CEVADA:










Classificação científica Reino: Plantae





Divisão: Magnoliophyta





Classe: Liliopsida





Ordem: Poales





Família: Poaceae





Gênero: Hordeum
Espécies
Hordeum





arizonicumHordeum





brachyantherumHordeum





bulbosumHordeum





californicaHordeum





depressumHordeum





intercedensHordeum





jubatumHordeum





marinumHordeum





murinumHordeum





pusillumHordeum





secalinumHordeum





spontaneumHordeum vulgare



















Um comentário:

  1. É imotante saber como a cevada é importante fonte de alimento para a humanidade e desde os tempos bíblicos.

    ResponderExcluir