quarta-feira, 24 de setembro de 2008

SICÔMORO

TRADUÇÃO DO HEBRAICO "shikmah" E DO GREGO "sukomorea".

NOME CIENTÍFICO : "ficus sycomorus"

CARACTERISTICAS : SUAS FOLHAS TEM O FORMATO DE CORAÇÃO E TEM COR VERDE ESCURA, OS FRUTOS CRESCEM EM GRUPOS. O SICÔMORO SE ADAPTA BEM EM TERRENO ENCHARCADO, CHEGANDO A CRESCER ATÉ 25 METROS, TENDO EXEMPLARES QUE CHEGAM ATÉ MAIS DE 40 METROS DE ALTURA. A COPA DA ÁRVORE TEM O FORMATO ARREDONDADO E POSSUI UM TRONCO AMARELADO.

OS SEUS FRUTOS SÃO AMARELOS E QUANDO MADUROS FICAM NA COR VERMELHA TENDO CERCA DE 5 cm DE DIÂMETRO. É COMESTÍVEL SENDO UTILIZADA NA NUTRIÇÃO DE ANIMAIS E PESSOAS. TENDO A CONVENIÊNCIA DE ESTANDO SECA SER ARMAZENADA. ESTA PLANTA TAMBÉM É MUITO USADA EM RITUAIS AFRICANOS.

O SICÔMORO É NATIVO DO NORTE DO TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO NA ÁFRICA E FOI NATURALIZADA EM ISRAEL E NO EGITO.



FRUTO DO SICÔMORO

O SICÔMORO TEM ALTO VALOR NUTRITIVO, SENDO CONSIDERADO SEU FRUTO O FIGO, AINDA QUE DE MENOR QUALIDADE DO QUE A FRUTA CONHECIDA DOS BRASILEIROS. ALIÁS EXISTEM CERCA DE 1000 ( MIL) VARIEDADES DE FIGOS. SUAS FOLHAS TAMBÉM SÃO COMESTÍVEIS. A ÁRVORE PRODUZ O ANO TODO, MAS AUMENTA A PRODUÇÃO ENTRE JULHO E DEZEMBRO.

USO NA MEDICINA

AS FOLHAS DESTA ÁRVORE SÃO USADAS NO TRATAMENTO DA ICTERÍCIA E PARA COMBATER O VENENO DE COBRAS, TAMBÉM FOI USADA NA MEDICINA ANTIGA PARA CONTROLAR A DISSENTERIA, TOSSE E INFLAMAÇÕES DA GARGANTA.

IMPORTANCIA NO ECOSSISTEMA

O SICÔMORO SERVE PARA ABRIGAR ANIMAIS, PRINCIPALMENTE PÁSSAROS, SUA FOLHAS E FRUTOS SÃO ALIMENTOS. SEU TRONCO SERVE PARA A FABRICAÇÃO DE MOBÍLIA, POIS POSSUI UMA MADEIRA FACIL DE TRABALHAR. OTIMA ÁRVORE DE SOMBRA. AJUDA A MELHORAR O SOLO


O SICÔMORO ERA MUITO COMUM EM JUDÁ:



" E fez o rei que em Jerusalém houvesse prata como pedras; e cedros em abundância como sicômoros que estão nas planícies." (I REIS 10.27)

"E sobre os olivais e sicômoros que havia nas campinas, Baal-Hanã, o gederita; porém Joás sobre os armazéns do azeite."
( I CRONICAS 27.28)

"E sobre os olivais e sicômoros que havia nas campinas, Baal-Hanã, o gederita; porém Joás sobre os armazéns do azeite."
( II CRONICAS 1.15)


"Também o rei fez que houvesse prata em Jerusalém como pedras, e cedros em tanta abundância como os sicômoros que há pelas campinas." ( II CRONICAS 9.27)

NO VALE DO JORDÃO:

"E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali."
(LUCAS 19.4)


NO EGITO:

"Destruiu as suas vinhas com saraiva, e os seus sicômoros com pedrisco."

SALMOS 78.47



crianças em um pé de sicômoro

A MADEIRA DO SICÔMORO ERA USADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL:

" Os tijolos caíram, mas com cantaria tornaremos a edificar; cortaram-se os sicômoros, mas em cedros as mudaremos." (ISAIAS 9.10)





ESTA ÁRVORE DÁ BOA SOMBRA:

"E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali."
(LUCAS 19.4)




F. sycomorus, ou sicômoro, é árvore comum no Oriente Médio, seu tronco é forte e de grande circunferência. Foi em uma árvore desta que Zaqueu subiu para vê Jesus passar. No antigo Egito se fabricava os sarcófagos com madeira desta árovre devido as suas qualidades.



REGIÃO DA ÁFRICA ONDE É COMUM O SICÔMORO

SIMBOLOGIA

EM LUCAS 19.1-10 LEMOS A HISTÓRIA DE ZAQUEU, O PUBLICANO, E QUE FOI CHAMADO POR JESUS QUANDO ESTAVA TREPADO EM UM SICÔMORO PARA VER JESUS PASSAR. NA SIMBOLOGIA BÍBLICA SICÔMORO É SINAL DE REDENÇÃO.
1 ¶ E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
2 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
3 E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
4 E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali.
5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
6 E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
7 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

73 comentários:

  1. Olá, ao preparar minha palestra com o tema: Mova-se para o melhor emprego,e pesquisar sobre o sicômoro, pois faço a sitação bíblica de Lucas 19-1 a 9, encontrei a informação que procurava sobre a sua altura.
    Agradeço-lhe e parabenizo pelo excelente conteudo.
    Maria Tereza Grosso* Teatro Treinamento
    http://mariatgrosso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Excelente explicação e conteúdo
    sobre o sicômoro .

    ResponderExcluir
  3. já ouvi vários pregadores ao comentar essa passagem, afirmarem que esta àrvore possui espinhos, porisso era uma figueira brava, tenho minhas duvidas, por favor me envie ema resposta acerca disso, desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM, PELO QUE ENTENDO, ELA É BRAVA PELA SUA GRANDEZA E ROBUSTA.

      Excluir
    2. Está arvore tem espinhos ou não

      Excluir
    3. Olá paz e graça, na verdade está expressão, de figueira brava é pelos seus mais frutos e por pouco ser utilizado, portanto posso te garantir que não tem espinhos na figueira brava, abraço Deus vos abençoe.

      Excluir
    4. Obg tbm tinha essa dúvida se a Figueira tinha espinhos ou ñ mas agora tirei minha dúvida a paz do senhor Jesus para todos

      Excluir
    5. Ela só é brava porque os seus figos não são comestíveis. Pois só os animais poderiam comer desses figos. 🌳 do egito simbolizando os falsos pastores os figos não comestível é a palavra. Azeda palavra ruim

      Excluir
  4. Também tenho essa dúvida, afinal um Sicômoro tem ou não espinhos ??

    Tem algo nessa grande árvore que possa causar ferimentos ou subir nela ?

    Me esclareça por favor !

    Graça e paz !

    vagnerluismont@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Prezados eu tenho a mesma duvida acima, eu pesquizei bastante e nao achei um lugar aonde esclaressesse que tal arvore nao tenha ou tenha espinhos, e por isso gostaria de saber se tal arvore tem ou nao espinhos, porque senao tiver eu acabo tendo uma outra versao da tao popular pregada atualmente.
    Pelo que pesquisei, vi que existem mais de 1000 especies de figueiras e que mesmo o sicomoro sendo uma figueira, produz frutos inferiores ao fruto que conhecemos aqui no Brasil, logo entendo que Deus é tão perfeito que não apenas faz brotar agua da rocha, abre o mar e alimenta seu povo com o maná, como tambem faz produzir uma figueira inferior o fruto perfeito como vemos na vida de Zaqueu, um homem inferiorizado pela ganancia, se tornar um homem digno do respeito do Senhor Jesus.

    Anonimo
    E-mail: msn@ultrasucesso.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber fui informado que a figueira brava produz frutos que nao sao comestiveis.
    E quando emergidos em Azeite adocicava-se o fruto!!! Isso Procede???

    Att,

    Tadeu.
    Email: tadeutenorio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Tem duvidas que gostaria de saber se a fiqueira brava tem ou nao tem espinhos e se ao subir nela zaqueu se machucou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz,desculpe o encomodo mais não a em qualquer passagem biblica,que não são poucos,dizendo que avia espinhos,portanto não se procupe NÃO TEM ESPINHOS

      Excluir
    2. Caro Luiz Botelho, no intuito de ajudá-lo, devo corrigir algumas palavras escritas de maneira errada por você, bem como a melhor construção das frases:
      "Paz, desculpe o INCÔMODO, MAS não HÁ nenhuma passagem bíblica - que não são poucas sobre o assunto - dizendo que HAVIA espinhos. Portanto, não se preocupe, pois não há.
      Paz de Cristo!

      Excluir
    3. O problema de varias pessoas é exatament esse,invez de agradecer a explicação,do irmão preferem oculpar-se em corrigir os outros.Mas sera q tem a mesma convicção de ser totalmente"correto"na propria vida?Pense bem

      Excluir
    4. Irmão, obrigado por complementar a informação do irmão Luiz Botelho, assim é a igreja uns auxiliando os outros no intuito de o evangelho ser pregado e compreendido. Irmão Luiz Botelho obrigado pela sua sabedoria no entendimento da palavra, graça e paz aos irmãos!

      Excluir
  8. olá a pesquisar sobre sicômoro aprendi que o fruto do bravo nao é comestível estou com duvidas ?????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz,o fato do sicomoro ser tambem chamdo de fiqueira brava não faz dele venenoso, o sicomoro necessita ser trabalhado, cuidado, o cultivador faz uns riscos como usualmente se faz no mamão para madurar, e também o fura, com isso irá gerar um gaz etileno que ajudará amadurecer e adociar pois docontrário o sicomoro apoderece, não amadurece e cai, fique tranquilo o sicomoro segradamente não é venenoso somente precisa de alguns cuidados. Pr.Natanael Silva

      Excluir
  9. claudio.aviva@hotmail.com15 de setembro de 2011 às 04:28

    oque direi diante dessas coisas! Há maneira de Jesus encinar é surpriendente, incrivel e d+. é isso ai, conhecimento de Cristo.

    ResponderExcluir
  10. eu queria saber si figueira brava tem espinho para tira uma duvida que tenho fala aquilo seu

    ResponderExcluir
  11. Shalom,

    gostaria de saber se essa arvore possui espinhos? E se o fruto pode ser comido normalmente?

    Att,

    ResponderExcluir
  12. tbm tive a mesma curiosidade e pesquisei na internet em outros sites em ingles. A resposta e nao. Sicomoro e um tipo de figueira, porem considerado um fruto de sabor inferior. Como as figueiras nao tem espinhos, o sicomoro tbm nao. Vejam o site: http://www.flowersinisrael.com/Ficussycomorus_page.htm...
    Shalom

    ResponderExcluir
  13. por favor gostaria de Saber se a figueira brava tem ou não espinhos? um Abraço!!! meu email:mike_reis2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. muito bom que deus te
    abençoe

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Wilson e moro em Cacoal - Rondônia. Estou à procura de sementes desta figueira sicômoro (Ficus sycomorus). Se alguém souber onde exista uma árvore dessas no Brasil ou mesmo algum site onde posso adquiri-las, favor fazer a gentileza de me informar aqui mesmo, o que ficarei imensamente grato

    ResponderExcluir
  16. eu queria plantar uma arvore dessa. aonde posso comprar uma muda ou smente no brasil?

    ResponderExcluir
  17. Para mim arvore significa no espiritual bíblico a nossa vida, se a arvore for boa, produz bons frutos, se for mau produz frutos maus dai então a comparação, não sei vou pesquisar mais essa passagem.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom,
    Obrigada por cada colocação.

    ResponderExcluir
  19. Conhecida também como figueira brava, porque seus frutos (figos) são amargos, mas quando feito uma incisão (um furo) ele libera um leite com todo seu amargor e fica mais doce que os figos comuns. É uma catequese belíssima, porque no Cristianismo se aprende que é preciso se fazer uma descida interior (kênusis) o batismo, a morte do homem velho afogado nas águas da morte, e ressuscitar um homem diferente, novo. Essa incisão é feita em Jesus na sua cruz, quando assume o pecado da humanidade, e todo o seu sangue é derramado e Dele nasce uma nova geração de homens e mulheres imortais. "Zaquel desce depressa, porque convêm que hoje eu entre tua casa..." Zaquel foi sangrado e oferece reparar toda sua injustiça e compensar os injustiçados por ele. Maravilha!!! daí passo um dia todo comentando. A Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu comentário! Exegese bem aplicada!

      Excluir
    2. MUITO BOA SUA COLOCAÇÃO, SÓ QUE ALÉM DA INCISÃO ERA PRECISO O CONTATO COM A CHUVA, A FIM DE QUE AS MICRO PARTÍCULAS DE ÁCIDO CONTIDA NA CHUVA PENETRASSEM NO FIGO E
      FIZESSE COM QUE O FRUTO AMADURECESSE!!!

      Excluir
    3. Poderíamos representar a chuva pelo doce Espírito Santo?

      Excluir
  20. Alguém pra dizer é provar tem espinhos ou nao

    ResponderExcluir
  21. o corte feito no fruto, também era para ajudá no amadurecimento de dentro para fora, pois o sicômoro tem sua dificuldade, e precisa de ajuda para está maduro,por isso que Amós se dedica em trabalhar com essa arvore, pois sabia da sua importância para o ser humano. Assim também é o cristã, muitas das vezes é preciso ser ferido para assim amadurecer. são as provas que nos faz maduros e experientes. Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  22. Respostas
    1. Minha opinião é que não tem ,mas para mim não twm importância pois o exemplo de Jesus foi de chamar Zaquele peli nome ,não se importando com sua condição pois sabia o conteúdo do seu coração quando confrontado com a frase dita por Jesus pois o mesmo é Deus , como a nós hoje também Cristo nos chama pelo nosso nome , e temos que descer do nosso egoísmo ,soberba , e tantas outras coisas que impede de caminhar com o nosso Senhor . Diante de tudo isso espinho não faz diferença , mas os da coroa de Jesus fez e muita . Grato .

      Excluir
  23. muito informativo na utilização de estudo

    ResponderExcluir
  24. É verdade que a figueira tem espinhos?

    ResponderExcluir
  25. A graça e a paz do senhor a todos. Caros irmãos em Cristo a figueira não tem espinhos.

    ResponderExcluir
  26. Era uma dúvida minha mais agora vendo tantas perguntas Deus falou em meu coração se tem ou não tenha espinhos entendo que e mistério de deus porquê acho que Zaqueu venceu aquilo tudo para ver jesus então ele passou pelo os espinhos e o que deus falou no meu coração ao deus sabe de tudo shalom de Cristo

    ResponderExcluir
  27. Era uma dúvida minha mais agora vendo tantas perguntas Deus falou em meu coração se tem ou não tenha espinhos entendo que e mistério de deus porquê acho que Zaqueu venceu aquilo tudo para ver jesus então ele passou pelo os espinhos e o que deus falou no meu coração ao deus sabe de tudo shalom de Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já foi dito anteriormente aqui essa figueira não tem espinhos.

      Excluir
  28. Vejo uma grande dúvida quanto se a Figueira-brava tem espinhos ou não, mas nesta passagem bíblica de Zaqueu faz uma diferença, pois se não tiver espinhos o grau de dificuldade para subir nela seria bem menor do que se ela tivesse espinhos, mas como Zaqueu já havia determinado que iria ver Jesus passar, para ele não importava se tinha ou não espinhos, ele queria vencer mais um obstáculo que estava impedindo de ver Jesus... Qual é o obstáculo que impede você de chegar até Jesus? Faça como Zaqueu e se apresente a Jesus ainda hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas fotos que vi e pela informação de que ela poderia chegar a 40 metros de altura, acredito eu, que já seria um grande desafio para alguém de pequena estatura.

      Excluir
    2. Possa que ela estava crescendo ainda.

      Excluir
  29. Respostas
    1. Tem umas criança subindo encima fela creio que nao tenha espinho veja a foto

      Excluir
  30. Seu frutos serve para homem e animal ?

    ResponderExcluir
  31. Acho que o estudo acima já fala por si só, e todo conteúdo passado creio que foi retirado de uma profunda pesquisa sobre o assunto abordado. No que se refere se tem ou não espinhos creio que não é relevante, o importante é a mensagem que foi transmitida que exemplifica a ~graça redentora de Jesus na vida do pecador. Fiquem na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  32. Gostei de saber tudo isso pq sempre gostei desta árvore por conta de seu tamanho e sombra e me perguntava se ela realmente era tão inútil como me passavam mas sempre tive medo de comer da frutinha....
    Me falaram que está árvore Sérvia apenas para destruir encanamentos e abalar estruturas de muros e casas por conta de tuas raízes longas e fortes.
    Fica minha pergunta é possível ter uma árvore destas por perto sem que a mesma danifique uma construção erguida próximo a ela ?
    Mandem a resposta no meu e-mail daizemello2@gmail.com
    Adoraria saber a resposta.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. O problema é que as pessoas estão colocando palavras aonde Deus não colocou, (a bíblia vai dizer que ela tinha espinhos? Não.) então o porque da pergunta!!!

    ResponderExcluir
  35. a paz do Senhor a todos, a minha duvida é em relação a citação do livro de Amós 7:14, cultivador de sicômoros, pq ouvi uma palavra dizendo que esses frutos tinha que ser feridos para poderem ser consumidos, pois, não amadureciam naturalmente, passavam da fase verde para a podre, e pelo que percebi no texto não e o que acontece, desde já agradeço,
    que Deus continue abençoando a todos.

    ResponderExcluir
  36. Paz irmãos,quanta dúvida gera um espinho se tem ou não,li muitas respostas e não vi nenhuma citação ao que Jesus fez nesse texto muito menos ao que ele disse no final do texto.
    ¨"Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido".
    Lamentável vamos Orar povo de Deus....
    Conhecimento é bom sem perder o Foco "JESUS".

    ResponderExcluir
  37. Oi quantos anos demora pra crescer um sicômoro?

    ResponderExcluir
  38. Bom dia paz seja convosco tb tinha duvida mas agora compreendi a mensagem de Cristo.Obrigada Deus abençoe

    ResponderExcluir
  39. Que pregação linda!! Quando o fruto do sicômoro é novo, ele precisa passar por um processo a qual é preciso pungir com um objeto pontiagudo,ou seja,fazer um pequeno corte no fruto e o fruto irá receber um estímulo para vir o seu amadurecimento.precisamos passar por esse processo constantemente para serem estimulados pelo "Espírito Santo de Deus"🛐

    ResponderExcluir
  40. Essa figueira tinha espinhos ou não

    ResponderExcluir
  41. Amem cada informação que obtive aqui dos irmãos vou ministrar sobre essa passagem lucas 19 e creio que será tremendo.gloria a Deus

    ResponderExcluir
  42. Bem não entendo muito ,mas acredito q os espinhos são no nosso dia a dia as provações por q passamos,para chegar ao amadurecimento,e prestar muita atenção nas parabolas,pois era assim q Jesus conversava com o povo,quanto a arvore do sicómoro não deve ter espinhos se era ou é de tão grande importância para as pessoas daquele tempo e atual,se tivesse espinhos as crianças não estariam em seus galhos,esse é meu ponto de vista,nosso amado Jesus,tem muitas formas d se comunicar conosco,tem q vigiar,paz e bem.

    ResponderExcluir
  43. Ótimas informações, parabéns aprendi muito. Obrigada
    Att
    Lidia

    ResponderExcluir
  44. A diferença da Figueira brava pra outra figueira normal que a figueira brava podemos chamar de sicômoro e seu casco e mais duro e até mesmo seu fruto e mais rígido ir para agricultor tratar ele ter um amadurecimento o agricultor teve que pegar um instrumento pontiagudo e ferir ló para ter a penetração de micropartícula da chuva for formar o amadurecimento de dentro para fora Figueira nunca teve espinho, eu acredito que isso é uma revelação de alguém. Referente a história de Zaqueu.. a figueira não tem espinho

    ResponderExcluir
  45. A paz do Senhor a todos!
    Amados irmãos vocês conhecem o caqui um fluto saboroso? O pé do caqui pode ser considerado uma árvore brava?
    Não por lespinhos coisa que ela não tem mas por causa do seu fluto !
    Ninguém consegue comer o caqui sem que o mesmo não tenha passado pelo processo de cura para eliminar a Cica dele.

    ResponderExcluir